Os soteropolitanos conheceram, neste sábado (17), o programa Saúde dos Olhos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre consultas e exames, foram prestados cerca de 1.500 atendimentos oftalmológicos para avaliar a condição ocular dos presentes. A ação, que tem a intenção de ampliar o acesso a essa especialidade médica, também serviu para iniciar o tratamento dos pacientes.
Isso porque, a partir da análise dos profissionais de saúde, que foi aos postos de atendimento pôde receber encaminhamentos para cirurgias como a de catarata, matrícula no programa de Glaucoma da rede municipal e receitas médicas nos casos em que foi necessário a indicação do uso contínuo de óculos de grau. A iniciativa está na sua primeira edição e vai continuar até dezembro deste ano em outros bairros.
A vice-prefeita Ana Paula Matos, que é titular da SMS, explicou que o programa surge de um novo contrato para dar fim a uma fila por atendimentos oftalmológicos.
“A ideia é que, com esse contrato extra, a gente consiga zerar a fila até dezembro de 2023. Buscamos a fila de regulação, fizemos agendamentos e também realizamos exames por demanda espontânea. Aqui em Cajazeiras, por exemplo, 20 pessoas vieram por demanda aberta”, afirma a gestora.
Programa Saúde dos Olhos
“Esta primeira etapa do programa está prevista para durar até o final do ano, cujos procedimentos disponibilizados se somarão à oferta já realizada mensalmente na rede municipal de 21.500 consultas e 61 mil exames em oftalmologia. Nossa meta, nestes meses de programação, é atender mais de 12 mil soteropolitanos promovendo cuidados essenciais para a saúde dos olhos”, finaliza a vice-prefeita.
Fonte: Correio da Bahia