Junho Vermelho: Hemoba funciona no Corpus Christi e celebra o Dia dos Namorados

Dentro da campanha Conectados pela Solidariedade do Junho Vermelho, desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, a Hemoba funciona em horário especial neste feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (08). Em Salvador, o Hemocentro Coordenador atenderá os doadores de sangue das 7h30 às 16h30, enquanto as outras unidades da capital e interior estarão fechadas. Já na segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Hemoba celebra a data com a apresentação musical do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes, às 11h30.

O Junho Vermelho foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue. Geralmente, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.

Priscila e Pablo – Os músicos e casal de namorados Priscila Magalhães e Pablo Moraes atualmente produzem o álbum Eu te Vejo, com músicas autorais que misturam suas vozes acompanhadas por violão, bandolim, sanfona, bateria e percussão. Pablo Moraes gravou o seu primeiro DVD no Teatro Módulo com as participações de seu tio Moraes Moreira e Lazzo, entre outros músicos renomados. Em 2016, grava o seu segundo DVD que homenageia os eternos carnavais da Bahia – Carnaval em Cada Esquina, em que lhe rendeu o convite para participar do Festival Mundial da Música no Japão. Além disso, foi o representante da Cidade da Música, título que Salvador recebeu pela UNESCO em 2015. A cantora e compositora baiana Priscila Magalhães recebeu em 2012 o prêmio de “Melhor Música Com Letra” no 10° Festival de Música Educadora FM e também foi indicada para Prêmio Caymmi de Música nas categorias de Melhor Intérprete Vocal e Melhor Produção Musical. Produz o seu primeiro álbum intitulado PIU (o primeiro canto do pássaro), com direção musical de Jackson Almeida e direção artística de Jarbas Bittencourt. Na família, sua grande influência e inspiração musical é a sua prima Gal Costa.

Roteiro do Hemóvel – Neste Junho Vermelho, as unidades de coleta móveis da Hemoba estão funcionando com novos roteiros. O Hemóvel I estará no Shopping Bela Vista, na sexta-feira e sábado (09 e 10/06), e na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em Lauro de Freitas, nos dias 13 e 14/06; nos períodos de 15 a 17/06, 19 a 23/06 e 26 a 28/06, na Estação Nova Lapa; em 19 a 21/06, no Salvador Shopping, e de 29 a 01/07, em Candeias. O Hemóvel II atenderá no Salvador Shopping nesta quarta-feira (07) e na sexta-feira (09) e no Assaí Atacadista, em Lauro de Freitas, nos dias 12 a 16/06; em 20 e 23/06, no Shopping Ponto Alto, e de 27 a 30/06, no Shopping Barra. O Hemóvel III estará em Amargosa nos dias 14 e 15/06 e, na semana de São João, em Cruz das Almas, em 20 e 21/06. O horário de funcionamento dos Hemóveis é das 8h às 17h.

Sabadão Solidário – No interior do estado, a unidade de Feira de Santana atende os doadores neste sábado, dia 10/06, das 8h às 16h e, a UCT de Camaçari, das 8h às 12h. Já as unidades de Itapetinga, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Barreiras funcionarão no sábado, dia 17/06, das 8h às 13h.

Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30; no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h; e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. No interior, a Hemoba possui unidades de coleta nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. O horário de atendimento dessas unidades pode ser conferido no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Fonte: Ascom/Hemoba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *