A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira (14). O atendimento nos postos acontece das 8h às 16h. [Confira lista ao final da matéria]
A dose contra a gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses. A lista das unidades pode ser conferida no site da SMS.
A dose da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais com e sem comorbidades, incluindo gestantes e puérperas. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.
Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde; também os quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais).
A imunização contempla ainda adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação). A lista de comorbidades habilitadas está no site da SMS.
As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.
Vacinação bivalente (LIBEROU GERAL)
Pessoas com 18 anos ou mais, incluindo puérperas e gestantes; adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente, imunocomprometidos ou com comorbidades; quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; trabalhadores da saúde; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais.
Fonte: G1/ Bahia