A corrida é muito recomendada para pessoas que estão interessadas em perder alguns quilos. Desde a prática nas ruas até com equipamentos ultramodernos, o exercício aeróbico é um dos queridinhos de quem quer emagrecer, o que geralmente lota as esteiras disponíveis nas academias. Mas, afinal, o treino na esteira é o suficiente?
“Não é o suficiente. Isso vai contra o senso comum. Para acontecer de fato o emagrecimento, precisa-se fazer o déficit calórico, ou seja, queimar uma média de 7 mil kcal para se perder 1kg de gordura. Em média, a esteira vai queimar cerca de 200 a 400 kcal por 30 minutos de treino, a maior parte se queima é na manutenção do próprio organismo e em uma menor ingestão”, diz o personal trainer Caio Signoretti.
A conta de quanto o corpo precisa deixar de comer para poder queimar suas reservas energéticas pode variar de acordo com a intensidade do treino e, também, deve-se levar em consideração o gênero, peso, estatura e a velocidade do metabolismo de uma pessoa. Ainda assim, só a a corrida não basta.
“A esteira é pouco eficiente quando nós desejamos perder uns quilos. Inclusive, uma pessoa consegue diminuir medidas sem que precise fazer qualquer tipo de aeróbico. Ela pode simplesmente fazer uma reeducação alimentar”, destaca o educador físico.
Fonte: Metrópoles