Sesab segue realizando testagem de IST em estrutura montada no Parque de Exposições

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) segue com a ação de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Parque de Exposições da Bahia durante os festejos de São João. Na estrutura montada no local estão sendo feitos testes rápidos para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. No último sábado (1), foram realizados 924 testes. Deste total, 01 foi positivo para HIV e 14 reagentes para Sífilis. Desde o início dos festejos de São João na Bahia, já foram realizados 13.588 testes, com um total de 25 casos positivos de HIV, 181 para Sífilis, além de dois reagentes para Hepatite B e cinco para Hepatite C.
Os resultados saem em cerca de 20 minutos e são entregues de forma individual, como explica a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão. “Não é um trabalho só de testagem, é testagem e orientação sobre vacinas, preservativos, profilaxia pré e pós exposição de uma situação de sexo desprotegido. Enfim, que ela tem um conjunto de métodos que ela pode ter acesso para ter uma vida sexual mais segura”, afirma.
Além dos postos de testagem, a Sesab montou no Parque de Exposições um módulo de saúde para assistência. Nas unidades foram realizados 106 atendimentos, dos quais 96 foram resolvidos no próprio local e outros 3 precisaram ser transferidos para unidades de saúde em Salvador.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana comemora a adesão popular pra a ação. “O Governo da Bahia e a Secretaria da Saúde do Estado não medem esforços para levar a saúde para quem mais precisa. Nos últimos anos, a Bahia registrou um aumento no número de casos de Sífilis e Hepatites B e C, o que nos alertou sobre a necessidade de uma ação mais incisiva para conter o crescimento das infecções no estado. Desde o início do São João a turma tem atendido ao chamado e comparecido aos postos de testagem”, explica Santana.
Fonte: Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *