No acumulado, foram 27 casos positivos de HIV, 201 para Sífilis, além de três reagentes para Hepatite B e sete para Hepatite C
Durante as festas que celebraram os santos católicos, São João e São Pedro, entre os dias 22 a 25/6 e de 30/6 a 2 de Julho, a Secretaria estadual da Saúde (Sesab) realizou 14.548 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos postos de testagem na capital e em seis cidades do interior da Bahia: Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Em Salvador, o estande da Sesab funcionou no Parque de Exposições até a madrugada desta segunda-feira (3), última noite de festa na cidade, enquanto no interior, a atuação da pasta de Saúde aconteceu apenas no primeiro período, quando houve festejos juninos oficiais.
De acordo com a Sesab, no acumulado, foram 27 casos positivos de HIV, 201 para Sífilis, além de três reagentes para Hepatite B e sete para Hepatite C. Todas as pessoas que tiveram testes positivados receberam orientação nos estandes e foram encaminhadas para início do tratamento. Além dos testes, profissionais de saúde também realizaram o trabalho educativo para a população, mesmo aqueles que tiveram os exames negativados.
No mesmo período de festejos juninos, foram distribuídos mais de 2 milhões de preservativos masculinos e femininos, entre distribuição nos postos de testagem e ações nos municípios.
“Essa ação do Governo da Bahia envolveu dezenas de profissionais nos principais destinos do São João, com o objetivo de trazer mais saúde, segurança e prevenção à população baiana. Foi uma estratégia que deu certo no Carnaval e repetimos com sucesso agora no São João. Este é o nosso trabalho incansável: promover assistência de saúde de qualidade ao nosso povo”, avalia a secretária da Saúde Roberta Santana.
Última noite
No posto de atendimento também montado pela Sesab no Parque de Exposições, o último dia registrou 82 atendimentos, com 79 altas, duas transferências para hospitais e uma evasão. Entre o dia 30 e a madrugada desta segunda-feira, foram 259 atendimentos. Quatro pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde e 240 receberam alta no próprio módulo de saúde.
Fonte: Bahia.ba