Até a próxima terça-feira (13), Salvador recebe a Oficina Regional de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pelo Ministério da Saúde. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (12), e contou com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana, da superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde da Bahia, Janaína Peralta, e de representantes da área técnica da pasta.
A ação é promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e acontece em cinco cidades brasileiras ao longo do mês de junho. “Discutir a gestão do trabalho é dialogar sobre os rumos de quem cuida: os trabalhadores do SUS. Eles são os operadores da política de saúde pública. O governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde, segue alinhado com o Governo Federal com o intuito de cuidar de quem cuida, esse é o nosso principal objetivo”, pontuou Roberta Santana.
Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, Isabela Pinto destacou que o encontro busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma coletiva e agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.
“O grande objetivo desses encontros que estamos fazendo a nível regional é falar de um tema extremamente importante que é a gestão do trabalho e da educação no SUS. Estamos em um momento fundamental, que é o ano de elaboração dos planos estaduais de saúde, e trazer a relevância dessa pauta para os planos estaduais é fundamental”, explicou.
A importância da realização da ação na Bahia e a representatividade da oficina para o fortalecimento do SUS foram destacados pelo diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães.
“Realizar essa oficina de planejamento aqui na Bahia é muito especial. Essa ação foi pensada para que a gente consiga criar caminhos e pensar em horizontes para a pauta de gestão do trabalho e da educação na saúde. É um espaço que teremos para discutir, encontrar e fazer um mergulho nos estados”, disse.
Nas oficinas, também serão discutidas as experiências de planejamento das áreas de GTES, a partir dos relatos dos estados, e serão levantados os problemas e definidas prioridades que irão compor os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES) a serem elaborados pelos estados.
Fonte: Secretaria de Saúde/ Bahia