Sábado tem mutirão contra o câncer de mama no Aristides Maltez

50 mulheres morrem todo mês vitimas de câncer de mama

Mais um mutirão para atender mulheres com suspeita de câncer de mama será realizado no próximo dia 11, no Hospital Aristides Maltez. A ação, em parceria com o Instituto Protea, organização não-governamental com sede e São Paulo, objetiva ajudar a baixar a taxa de mortalidade de câncer de mama. As pacientes com casos confirmados  serão matriculadas para iniciar tratamento com especialistas no próprio HAM.

As mulheres que procurarem ajuda serão recepcionadas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos mastologistas, radiologistas (mamografia e ultrasson), além da equipe de enfermagem e técnicos em mamografia, equipe de auxiliares administrativos, pessoal da recepção, apoio e higienização.

Por este motivo, a  enfermeira Zélia Boa Sorte destaca a importância do trabalho de equipe e resumiu com a frase que sempre foi o lema dos profissionais do hospital. “Todos juntos garantem o sucesso do trabalho de solidariedade e mais uma vez vamos mostrar o comprometimento dos colaborares do HAM”.

A médica Ana Cláudia Imbassahy coordenadora do setor de mastologia do HAM lembrou que “50 mulheres morrem todo mês vitimas de câncer de mama e por esse motivo é preciso investir cada vez mais na detecção precoce da doença e este tipo de ação é importante para identificar os casos mais cedo, aumentando assim a chance de cura. O lema tem que ser cuidado o ano todo e por isso o Outubro Rosa passou mais já programamos mais um mutirão”.

Em outubro, quando aconteceu a campanha nacional para lembrar o Outubro Rosa foram realizadas várias atividades  para alertar as mulheres sobre a importância de buscar ajuda o mais cedo  possível. A orientação é qualquer sintomas na mama como: nódulo, retração de pele ou mamilo, secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, pele com aspecto de casca de laranja ou vermelhidão procurar logo um especialista em busca de ajuda.

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *