Projeto Terapia Sunset traz humanização a pacientes do Prado Valadares, em Jequié

Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável. A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, entre outras. Sempre que ocorre, a humanização cria condições melhores e mais humanas para os pacientes e utilizadores de serviço de saúde.

O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, vem desenvolvendo o projeto de humanização Terapia Sunset, composto por uma equipe multidisciplinar de saúde, em que os pacientes internados são conduzidos até um pátio externo da unidade, uma vez na semana, a fim de promover a integração e socialização dos mesmos.

Estudos apontam que pacientes que têm contato com a luz do sol apresentam recuperação mais rápida e menor dor, comparado àqueles que não têm contato. Geralmente, o ambiente hospitalar está associado ao medo, insegurança e incertezas, e a missão do projeto Terapia Sunset visa proporcionar um ambiente de conforto, acolhedor, agradável, com música, roda de conversa, alongamento, técnicas de relaxamento e apresentações teatrais para os pacientes pediátricos e adultos internados.

A alegria de celebrar a vida mesmo em meio a agonia da dor traz um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória. O mês de junho foi marcado pelo tema junino e nossos pacientes foram acolhidos ao som do forró. Teve fogueira, comidas típicas, bandeirolas, muita alegria e cuidado, sempre visando o bem-estar e assistindo com excelência.

 

Fonte: Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *