Mais de 400 pacientes já realizaram as cirurgias oftalmológicas agendadas durante a Feira Saúde Mais Perto, que aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês, no município de Juazeiro.
Durante a ação promovida pela Secretaria da Saúde da Bahia em parceria com as Voluntárias Sociais do Estado, foram oferecidos mais de 15 mil atendimentos de saúde e cidadania, como consultas de triagem para cirurgias de catarata, exames pré-operatórios e encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento.
Coordenador da Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes explica que, ao todo, 2.294 cirurgias foram agendadas e estão sendo feitas na Policlínica Regional de Juazeiro. “Iniciamos os procedimentos no último domingo e seguiremos até a próxima quarta-feira (24). Todos os pacientes que buscaram atendimento através da Feira Saúde Mais Perto foram acolhidos e passaram por exames pré-operatórios e consultas com oftalmologistas, saindo da Feira com a cirurgia marcada”, afirma.
Neste primeiro momento, estão sendo realizadas apenas as cirurgias de catarata. Posteriormente, a partir do dia 3 de junho, o Hospital Regional de Juazeiro inicia as cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula, hérnia inguinal, epigástrica e umbilical.
Recorde de atendimentos
Durante os três dias de ação, a Feira Saúde Mais Perto atendeu milhares de moradores de Juazeiro e região, realizando mais de 15 mil atendimentos, com maior procura pelos serviços de oftalmologia e agendamento de cirurgias eletivas.
Na estrutura montada na Orla ll, no Centro, foram oferecidos exames pré-operatórios como ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X e exames laboratoriais e triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula, hérnia inguinal, epigástrica e umbilical.
Também foi possível realizar consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, imunização e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, bem como ter acesso aos serviços de emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF oferecidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).