OMS criará passaporte mundial de saúde inspirado em modelo europeu

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai se inspirar no certificado digital de covid-19 da União Europeia (UE) para lançar um sistema de certificação mundial, após a assinatura de uma associação “histórica” nesta segunda-feira (5).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e a comissária europeia de Saúde, Stella Kyriakides, assinaram, em Genebra, esta “iniciativa histórica para fortalecer a segurança sanitária mundial”.

“A pandemia da covid-19 mostrou a importância das soluções digitais para facilitar o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Tedros na cerimônia de assinatura, acrescentando que o passaporte europeu será transformado em um “bem público mundial”.

Este futuro sistema global de certificação digital deverá, segundo um comunicado da OMS e da Comissão Europeia, “facilitar a mobilidade e proteger os cidadãos em todo o mundo contra as ameaças sanitárias atuais e futuras, incluindo pandemias”.

É o primeiro elemento da rede global de certificação digital de saúde da OMS, que desenvolverá “uma ampla gama de produtos digitais para melhorar a saúde de todos”, como certificados digitais internacionais de vacinação.

O passaporte sanitário da UE é o mais utilizado no mundo.

 

Fonte: Jornal A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *