Número de queimados despencam no interior e aumentam na capital

O número de pessoas que se acidentaram com fogos de artifício e explosões de bombas no período dos festejos juninos despencou no interior do estado e aumentou na capital baiana em relação ao ano de 2022. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), durante os dias 23 e 24, foi registrado um aumento de 16 atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) e uma redução de 62% de casos em hospitais da Bahia.

A Sesab informou que 10 atendimentos foram contabilizados nas duas unidades estaduais de saúde que são referência no tratamento de queimados. O número é menor do que o registrado no São João de 2022, quando 21 casos foram registrados no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e Hospital Regional de Juazeiro. Este ano, o HRJ registrou três ocorrências, representando uma queda de mais de 62% no número de vítimas de queimaduras provenientes dos festejos juninos. Já o HRSA atendeu a 7 ocorrências, representando uma queda de mais de 41% no número de atendimentos motivados por queimaduras.

No Hospital Regional de Irecê, entre os dias 23 e 24 de junho deste ano, nenhum paciente foi atendido vítima de queimadura por fogos de artifício. Já no Hospital Geral do Estado, localizado em Salvador, a realidade foi diferente do interior. A unidade referência para o tratamento de queimados apresentou um aumento no número de ocorrências, saindo de 23 atendimentos no período em 2022 para 39 em 2023.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, refletiu sobre a redução no número de queimados com fogos de artifício durante o São João. “Ficamos muito felizes em saber que estamos tendo um São João de paz, com redução no número de atendimentos nos hospitais de vítimas com queimaduras. As pessoas estão se cuidando e o Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado, tem proporcionado toda a estrutura necessária para que as unidades referência funcionem de forma plena e resolutiva”, declarou.

Cuidados ao soltar fogos 

Apesar de as comemorações do São João terem chegado ao fim, é importante manter a atenção e cuidado no manuseio de fogos de artifício, pois a última festividade da tríade das festas juninas está se aproximando. No dia 29 de junho, será celebrado o dia de São Pedro, que também é marcado por queimas de fogos. Diante disso, a Tribuna da Bahia conversou com o Coronel BM Lanusse Andrade, Comandante do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (CATP), do Corpo de Bombeiros, falou sobre os principais cuidados que a população deve ter ao soltar fogos.

“O mais importante é antes mesmo de soltar os fogos, mas ao adquirir os artefatos. É importante que vejam a classificação adequada para cada idade e leiam as instruções com atenção. Ao soltar os fogos, também é fundamental que a pessoa esteja num local adequado, como áreas abertas, sem residências próximas ou fiações elétricas”, iniciou.

Em seguida, Lanusse Andrade falou sobre a campanha de conscientização realizada pelo Corpo de Bombeiros na época junina. “Realizamos campanhas todos os anos sobre os cuidados com os fogos. Sabemos que é uma cultura, principalmente no nordeste, soltar fogos, por isso realizamos ações educativas junto às comunidades e vendedores. Também fazemos vistorias nas lojas que revendem esses artefatos”, completou.

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *