Ministério da Saúde promoveu, nesta quarta-feira (31), a ‘Oficina de Atualização de Protocolos Nacionais de Intervenção para o Samu 192’, que configuram instrumentos estratégicos para o trabalhador, além de diretrizes de cuidado ao usuário do serviço de saúde. A iniciativa faz parte de um processo de transparência, para compartilhar informações referentes às abordagens utilizadas no cuidado de urgência e emergência de saúde e, ainda, promover a manutenção da homogeneidade de atuação em todo o território nacional.
Segundo o coordenador-geral de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, Gustavo Hoff, a partir da atualização dos protocolos, serão realizadas novas ofertas educacionais, bem como discutidas diretrizes para o processo de certificação de competências profissionais no âmbito do SUS. “As medidas visam fortalecer a atuação dos trabalhadores e qualificar o atendimento ao usuário do serviço de saúde”, explica.
Para a atualização desses protocolos, as secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção Especializada à Saúde (SAES) contaram com a participação dos profissionais do Samu no processo de educação permanente, que tem como objetivo reconhecer o trabalhador como agente transformador no seu ambiente de trabalho e parceiro na construção e no aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde.