Mater Dei anuncia plano de sucessão; terceira geração assume em 10 meses

A rede Mater Dei pretende anunciar, nesta segunda-feira (26), uma mudança no comando da empresa, com a terceira geração da família fundadora assumindo a gestão e os filhos do fundador ficando apenas no conselho.

 

Conforme publicou o Brazil Journal, Henrique Salvador, o atual CEO, se tornará o chairman da companhia, um cargo ocupado até agora pelo fundador José Salvador Silva, que tem 92 anos e vai continuar no board, mas com menos envolvimento no dia a dia. Para o lugar de José Salvador a companhia designou o filho de Henrique, José Henrique Salvador, que está há três anos como COO e vem sendo preparado para assumir o comando há mais de 10 anos.

 

Ao mesmo tempo, as irmãs de Henrique — Maria Norma e Márcia Salvador Geo, respectivamente as vice-presidentes comerciais e assistenciais até agora — também estão deixando a operação e mantendo apenas seus assentos no conselho. As duas serão substituídas por Renata Salvador Grande, filha de Renato Salvador (o terceiro irmão de Henrique), e por Felipe Salvador Ligório, filho de Maria Norma.

 

De acordo com a publicação, a Mater Dei também anunciou que André Soares, um profissional de mercado que era o diretor do Mater Dei Betim-Contagem, se tornará o novo COO. O plano de sucessão do Mater Dei foi desenhado em 2009 a quatro mãos entre a família e a Fundação Dom Cabral. A família Salvador — que depois do IPO passou a deter 73% do capital da companhia — é composta por quatro núcleos que somam 10 netos do fundador.

 

“No plano de sucessão decidimos que apenas um dos netos de cada núcleo da família poderia atuar como diretor do grupo. E para isso essas quatro pessoas teriam que cumprir algumas exigências”, informou Henrique Salvador.

 

As quatro exigências eram: fazer uma faculdade compatível com a área de negócios; trabalhar no Mater Dei por alguns anos; trabalhar em hospitais fora do Mater Dei por dois anos; e fazer um MBA em alguma das principais escolas de negócios do mundo. Todos os três executivos da família que estão sendo promovidos cumpriram os quatro requisitos.

 

Lara Salvador Geo, filha de Márcia Salvador, é a quarta neta. Ela está concluindo seu MBA na NYU e deve voltar para a companhia dentro de um ano. Seu cargo ainda não está definido.

 

A transição será gradual. Nos próximos 10 meses, Henrique acumulará o cargo de CEO e chairman até passar o comando de forma definitiva para o filho, que além do Mater Dei teve passagens pela Dasa, Sírio Libanês e Einstein.

 

Fonte: Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *