Marmitas se tornam preferência em deliverys na Bahia

No estado baiano, os pedidos cresceram 41%, figurando em primeiro lugar na lista das categorias mais solicitadas, à frente do pastel (32%), do açaí (21%), dos itens de padaria (20%) e do hambúrguer (19%)

Presente no dia-a-dia da maioria dos trabalhadores brasileiros, a marmita, que outrora era levada de casa para o trabalho por ser uma opção de alimentação saudável e mais econômica, atualmente tem se consolidado como um dos segmentos mais dinâmicos e promissores do mercado de delivery no Brasil e na Bahia. Pelo menos é o que afirma a empresa Ifood com base em uma pesquisa realizada pela plataforma em 2024.

Também chamadas popularmente de ‘quentinhas’, elas têm liderado a preferência no Ifood nos horários de almoço no Brasil, representando 38% do total de pedidos da plataforma. No estado baiano, os pedidos cresceram 41%, figurando em primeiro lugar na lista das categorias mais solicitadas, à frente do pastel (32%), do açaí (21%), dos itens de padaria (20%) e do hambúrguer (19%).

Fato é que a correria do cotidiano somada à demora no transporte público e ao menor tempo para afazeres domésticos, até mesmo em circunstâncias de home office, tem feito com que a população abra mão de cozinhar a própria comida. E, por outro lado, comer dentro de um estabelecimento sai mais caro por questões de logística.

Essas foram algumas das questões que fizeram bares e restaurantes despertarem para a ‘marmita delivery’, uma alternativa para muita gente que busca uma opção de comida caseira e mais em conta. A nível nacional, a marmita também foi a que mais cresceu em número de pedidos, registrando uma alta de 18% no país e ocupando a sexta posição entre as comidas mais pedidas na plataforma. Nos restaurantes classificados como “super”, essa categoria figura em oitavo lugar.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Leandro Menezes, é perceptível o crescimento de estabelecimentos que tem aderido aos deliverys para oferecer ‘marmitas’ nas horas do almoço.

OFERTAS

“É possível perceber um crescente aumento de ofertas do tipo marmita inclusive nas propagandas pagas em redes sociais. Mudanças de comportamento na sociedade estão se refletindo nesse crescimento. O sistema de trabalho em Home Office, faz com que as pessoas almocem em casa, mas muitas vezes sem tempo para cozinhar. O formato de apartamentos cada vez menores também propiciam o aumento de refeições do dia a dia pelo Delivery”, destaca.

O cardápio é variado, porém o que mais tem atraído o trabalhador baiano é exatamente o que ele gostaria de comer em casa: feijão e arroz, acompanhados de salada e de alguma proteína, como frango ou carne, por exemplo. É o famoso prato feito, só que chegando de moto e na sua porta.

“As marmitas representam o equilíbrio entre a busca por conveniência e a valorização da gastronomia brasileira. Esse mercado combina tradição e modernidade, especialmente no contexto do delivery”, afirmou o especialista Sérgio Molinari, durante o 36º Congresso Abrasel.

Molinari ainda cita que a flexibilidade é outro ponto que contribui para o sucesso das marmitas. “A oferta varia desde opções simples e acessíveis até refeições premium, com ingredientes sofisticados e foco na saudabilidade. Essa versatilidade está alinhada às tendências globais de consumo, em que praticidade, personalização e qualidade são diferenciais competitivos”, diz. “Sem tempo de cozinhar, sem dinheiro para comer na rua”, conta auxiliar administrativo

O auxiliar administrativo Vagner Lopes, que trabalha numa empresa do Comércio, é um dos adeptos do delivery de marmita. Ele explica que optou pela opção por não ter tempo o suficiente para preparar a comida em casa, nem dinheiro para comer diariamente em restaurantes na rua.

“Eu, quando morava perto do trabalho, levava minha comida todo dia. Daí, primeiro, a empresa tirou a geladeira pra gente guardar. Depois me mudei para mais longe e meu tempo ficou mais curto. Comecei a comer nos restaurantes daqui, até que meu dinheiro começou a acabar bem antes do final do mês”, conta.

Segundo ele, foi nesse momento em que uma amiga sugeriu que ambos dividissem uma refeição ‘dobrada’ em um dos restaurantes do Ifood. “Hoje a gente pede todo dia uma comida que, a partir de determinado valor, ela vem dobrada. Então, pagamos R$47, às vezes R$50, e dá pra dividir por dois. Hoje, nossa marmita chega de motoboy”, brinca ele.

Empreendedorismo – A diretora de marketing para negócios do Ifood, Beatriz Pentagna, afirma que na análise do ano de 2024 sobre a vertical dos restaurantes, é possível perceber a ampliação de oportunidades aos empreendedores.

“Eles encontram no iFood parte importante da renda O iFood teve papel fundamental para consolidar o hábito do delivery entre brasileiros, que estão cada vez mais buscando a plataforma para consumir todo tipo de culinária. Nosso esforço é para que o app, que conecta tantos restaurantes, entregadores e clientes, seja sempre uma oportunidade de crescimento e renda aos empreendedores do país”, afirma Beatriz Pentagna, diretora de marketing para negócios do iFood. 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *