Mais de 900 testes para ISTs foram realizados e 26 positivaram no Parque de Exposições

Em mais um fim de semana de shows do São João da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofereceu ao público a testagem para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Na estrutura montada no local estão sendo feitos testes rápidos para detecção de HIV, hepatites B e C e Sífilis. Nesta sexta-feira (30) foram realizados 944 testes. Deste total, quatro foram positivos para HIV, um para Hepatite B e 21 reagentes para sífilis.

Além dos testes, nos postos está sendo feito trabalho educativo com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos. Foram entregues 8 mil preservativos.

Todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. “A orientação é feita também para aqueles que os testes foram negativos. Sempre reforçamos a necessidade da prevenção, com a utilização do preservativo. A ação vai muito além do teste”, afirma a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão.

Além dos postos de testagem, a Sesab montou no Parque de Exposições um módulo de saúde para assistência. Nas unidades foram realizados 79 atendimentos, dos quais 76 foram resolvidos no próprio local. “A estrutura para garantir atendimento ao público quando necessário continua atuante. Estamos trabalhando em uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Saúde de Salvador, com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

 

Fonte: Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *