Mais de 150 pacientes renais, internados no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), tiveram alta nos últimos três meses, após o lançamento do plano de cofinanciamento estadual direcionado às pessoas com doença renal crônica, informa a diretora da unidade, Lucrécia Savernini.
Ela acrescenta que alguns pacientes já estavam a praticamente quatro meses internados no HGRS, pois não conseguiam vaga em nenhuma clínica na sua região para fazer hemodiálise. “Com o início do programa no mês de março, muitos pacientes estão voltando para o convívio de suas famílias”.
Para Thaise Spinola, coordenadora de enfermagem do serviço de hemodiálise do HGRS, o balanço positivo da iniciativa resulta numa melhor qualidade de vida para os pacientes.
“Eles voltam para suas casas, para junto dos seus familiares e passam a fazer hemodiálise ambulatorial três vezes por semana, sem a necessidade de ficarem internados”, disse Spinola.
Ela destaca que com o plano de cofinanciamento o número de máquinas de hemodiálise passou de 32 para 40 equipamentos, e hoje o hospital realiza o tratamento em 240 pacientes. Destes, 24 são crianças.
A coordenadora ainda lembra que no caso das crianças, o Hospital Roberto Santos é a única unidade de saúde do estado que presta o serviço de hemodiálise para elas, sendo referência para pacientes da capital e do interior. “Nem as clínicas particulares oferecem este serviço”, explicou a profissional.
Normalmente, os pacientes realizam o procedimento três vezes por semana, ficando quatro horas na máquina, por vez. Para assisti-los, o Roberto Santos conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui nefrologistas, nefropediatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares).
Para reduzir os impactos, os pacientes devem praticar atividades físicas, controlar o colesterol, a glicose, diminuir o peso, e verificar regularmente a pressão arterial. Aliado a isso, uma alimentação balanceada fará a diferença, incluindo a ingestão de muita água.
Fonte: Bahia Notícias