A maioria dos jovens enxerga o acompanhamento da saúde mental como principal hábito para uma vida saudável.
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Neo Química, marca líder no mercado brasileiro de medicamentos em unidades vendidas¹, mostra que 52% dos jovens no Brasil entre 18 e 29 anos associam saúde e bem-estar ao equilíbrio emocional, e para 17% esse é o principal significado de saúde e bem-estar frente à alimentação saudável e dormir bem. Além disso, os jovens enxergam o acompanhamento da saúde mental como principal hábito para uma vida saudável, com 16% das menções, empatado com hidratação adequada e alimentação saudável.
“Os dados dessa pesquisa comprovam uma crescente preocupação da população brasileira com a saúde neste período pós-pandemia. Os jovens brasileiros estão nos mostrando que saúde vai muito além do físico – é sobre equilíbrio emocional, prioridades reais e escolhas conscientes. Essa geração, marcada pela pandemia, ressignificou o conceito de bem-estar, trazendo a saúde mental para o centro da conversa. Mais do que nunca, vemos um movimento claro: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Isso revela uma mudança de paradigma poderosa, onde a saúde se torna um pilar para sonhos maiores e mais conectados com a realidade”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Saúde e Classes Sociais
A pesquisa foi realizada com brasileiros de diversas faixas etárias e classes sociais ABC, mostrando que saúde é um dos maiores desejos da classe C brasileira, com foco em práticas de autocuidado e prevenção: 1 em cada 5 relatam que ter saúde é seu maior sonho, 87% dizem que a preocupação com a saúde aumenta ao longo do tempo, e 30% associam saúde e bem-estar a condições financeiras.
Sobre o consumo de vitaminas e suplementos, 91% dos brasileiros da classe C acreditam que a utilização de vitaminas e suplementos são importantes para uma vida saudável, sendo que 7 em cada 10 (71%) consomem, mesmo que raramente, vitaminas ou suplementos alimentares. Destes, 81% percebem melhorias de saúde após o início do consumo de vitaminas ou suplementos alimentares e 52% notam grandes melhorias de saúde.
A importância do acompanhamento médico
“Uma quantidade equilibrada de vitaminas pode trazer benefícios para o corpo, ajudando no fortalecimento de músculos e ossos, reforço da imunidade, entre outros benefícios. Afinal, elas são moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento adequado do organismo, e há casos em que realmente a suplementação ou a reposição podem ser necessárias. Mas é sempre importante buscar orientação médica”, orienta o Dr. Márcio de Queiroz Elias – CRM 82558/SP, gerente médico da Neo Química.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa nacional do Instituto Locomotiva foi realizada para aprofundar o entendimento de qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, mapeando hábitos e cuidados no contexto pós-pandemia e indicando caminhos que podem contribuir com o bem-estar da população.
O estudo foi desenvolvido em duas etapas: qualitativa e quantitativa. Na primeira, foram formados seis grupos de discussão online, compostos por homens e mulheres com mais de 25 anos, das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, pertencentes às classes sociais B e C. Na etapa quantitativa, foi realizada uma pesquisa digital com 1.408 pessoas maiores de idade, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais, o que significa que os resultados podem variar dentro dessa faixa.
Notícias Relacionadas

Feira de Santana
Adiada ação sobre o Dia da Doença de Chagas

Feira de Santana
Hospital Geral Clériston Andrade recebe visita de especialista da Anvisa para fortalecer participação na Rede Sentinela

Feira de Santana
UPA Estadual de Feira de Santana recebe selo “Unidade Amiga do Transplante” pelo destaque na doação de córneas

Saúde
Pesquisa aponta a boa relação entre a atividade física e a redução de problemas cardíacos
Referências e Informações Adicionais
IQVIA PMB MAT UNID AGO’24 – visão laboratório
Sobre a Neo Química
Ao longo de 65 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas de medicamentos do setor farmacêutico brasileiro. Com um portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, e líder neste mercado em unidades vendidas¹, a marca está presente em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura “Sua saúde é nossa vocação”, a Neo Química entende que a saúde é uma condição individual e amplia o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: foca também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.
¹ IQVIA PMB MAT UNID NOV’2024, visão laboratório.
² IQVIA Retail Insights MAT NOV’2024.
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva trabalha para mostrar que existem pessoas e histórias por trás de cada número. Olhamos a fundo para a população que vive, consome e sonha no Brasil, para que nossos números tenham história e identidade. Com isso, transformamos resultados de pesquisas em conhecimento e estratégia, ampliando as possibilidades de empresas, instituições e organizações, contribuindo para a construção de identidade entre elas e seus públicos e gerando indicadores capazes de fomentar o debate público. Nosso trabalho é sermos porta-vozes da população e um farol para os dados que realmente importam.
Fonte: Acorda Cidade