Ingrediente simples pode atenuar inflamação renal de pacientes

Uma pesquisa de nutricionistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que o própolis é capaz de melhorar o funcionamento dos rins. O estudo apontou que o alimento tem a propriedade de reduzir inflamações no órgão que é responsável, entre outras coisas, por filtrar as impurezas do sangue.

As propriedades do própolis em reduzir inflamações já eram imaginadas, tanto que muitas receitas caseiras usam este extrato para cuidar de inflamações da garganta em casos de gripe. Este estudo, porém, é o primeiro a avaliar os benefícios da substância em exames de sangue de pacientes com problemas renais.

A pesquisa foi feita com 41 pacientes com doença renal crônica (DRC). Por conta do problema de saúde, os indivíduos tinham de fazer hemodiálises quase diárias. De acordo com os pesquisadores, o uso do própolis contribuiu para a redução das inflamações renais nos pacientes e ajudou a equilibrar a quantidade de plasma que circulava no sangue dos voluntários.

“O extrato de própolis atenuou as consequências que a DRC em estágio avançado trazia ao organismo, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo”, afirma Larissa Fonseca, uma das pesquisadoras que participou do estudo.

Resultados

Publicada na revista Complementary Therapies in Clinical Practice em maio, a pesquisa avaliou o uso de quatro cápsulas diárias de 100 mg de extrato de própolis verde por dois meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos, um usando o ingrediente e o outro, um placebo.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *