Uma pesquisa de nutricionistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que o própolis é capaz de melhorar o funcionamento dos rins. O estudo apontou que o alimento tem a propriedade de reduzir inflamações no órgão que é responsável, entre outras coisas, por filtrar as impurezas do sangue.
A pesquisa foi feita com 41 pacientes com doença renal crônica (DRC). Por conta do problema de saúde, os indivíduos tinham de fazer hemodiálises quase diárias. De acordo com os pesquisadores, o uso do própolis contribuiu para a redução das inflamações renais nos pacientes e ajudou a equilibrar a quantidade de plasma que circulava no sangue dos voluntários.
“O extrato de própolis atenuou as consequências que a DRC em estágio avançado trazia ao organismo, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo”, afirma Larissa Fonseca, uma das pesquisadoras que participou do estudo.
Resultados
Publicada na revista Complementary Therapies in Clinical Practice em maio, a pesquisa avaliou o uso de quatro cápsulas diárias de 100 mg de extrato de própolis verde por dois meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos, um usando o ingrediente e o outro, um placebo.
Fonte: Metrópoles