Hospital Regional da Chapada realiza primeira cirurgia urológica por vídeo e amplia assistência na região

O Hospital Regional da Chapada (HRC), localizado na cidade de Seabra, segue inovando e ampliando a assistência prestada na região da Chapada Diamantina. Nesta semana, a unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed realizou o primeiro procedimento de retirada de cateter duplo j bilateral utilizando a técnica de videocirurgia, qualificando a assistência prestada para 11 municípios da região.

A cirurgia endoscópica foi feita em um paciente de 65 anos do sexo masculino e com quadro renal crônico dialítico e, para a realização do procedimento, o Hospital Regional da Chapada mobilizou toda sua equipe multidisciplinar comandada pelo cirurgião geral e urologista Wellington Barbosa.

Diretor da unidade, Carlos Holtz explica que a videocirurgia foi feita a partir da solicitação da Central Estadual de Regulação (CER). “O paciente foi encaminhado pela Central Estadual de Regulação para a realização da cirurgia no Hospital Regional da Chapada”, afirma.

Segundo a supervisora de enfermagem do centro cirúrgico da unidade, Luana Castro, o método usado no procedimento reduz os riscos da cirurgia e melhora o pós-operatório do paciente. “Nas videocirurgias os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto, menos cicatrizes e menor risco de complicações. Esse é o início de mais uma etapa de avanços na saúde dos pacientes de Seabra e região”, comemora.

Referência para a Chapada Diamantina

Inaugurado em 2017, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade é referência em média e alta complexidade para os municípios da Chapada Diamantina e oferta atendimento de urgência e emergência 24 horas. O hospital conta com atendimento médico nas especialidades de traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, cirurgia geral e pediatria, além de contar com um centro cirúrgico de última geração, centro de bioimagem, ambulatório, dentre outros serviços assistenciais.

Fonte: Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *