A falta de acesso regular a uma alimentação adequada é um problema enfrentado por todo o país. Em 2022, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer e que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.
Pensando nisso, o Hospital de Jaguaquara, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, tem investido na conscientização para combater o desperdício. O refeitório é o principal ponto de atenção da campanha promovida pela Comissão de Nutrição. “Dois quilos de alimentos, por exemplo, são suficientes para alimentar até cinco pessoas por dia. Quando pensamos em um patamar mensal, seria possível ter alimentado 150 pessoas, por isso lançamos uma campanha com foco na alimentação consciente”, informa a Comissão de Nutrição.
A unidade
Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara tem 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico. A unidade ainda é referência nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, urologia, angiologia e ginecologia.
Fonte: Sesab