Termina na sexta-feira (23) o prazo para participar da campanha “São João Solidário – Salvar vidas é a nossa tradição”, promovida pela Fundação Hemoba. A iniciativa faz parte do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue.
A sede da Hemoba, em Salvador, recebe os doadores das 7h30 às 16h30. A Unidade do Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
No dia 24, todas as unidades estarão fechadas. Ainda na véspera festa junina (23), o Hemóvel funciona das 8h às 16h30.
A ação reforça que o mês de junho tem índice menor de doações por conta de fatores como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência do clima frio e chuvosos, aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, as festas de São João.
A campanha tem o intuito de manter os estoques em nível seguro para a população e turistas durante os festejos juninos.
As unidades da Hemoba na capital baiana e no interior funcionam normalmente, exceto a unidade do Hospital Ana Nery, que estará fechada durante a semana, e as unidades dos hospitais Irmã Dulce e do Subúrbio, que não atendem no dia 23.
Para doar sangue, o candidato deve:
- estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais;
- pesar mais de 50 quilos;
- ter dormido pelo menos 6h;
- não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e não fumar por, pelo menos, duas horas;
- ter entre 16 e 69 anos incompletos – menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Pontos para doação:
- Sede da Hemoba – Ladeira do Hospital Geral, s/n, Brotas
- Unidade do Hospital Roberto Santos – Rua Direita do Saboeiro, s/n, Cabula
Fonte: G1 Bahia