O governo federal e as três universidades públicas paulistas assinaram, na manhã desta terça-feira (20), um acordo de coorperação para o desenvolvimento de pesquisas ligadas à tecnologia e inovação para demandas que possam atender ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O acordo foi firmado em evento na Unicamp, em Campinas, e com com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de representantes da universidade, além da USP e Unesp.
O objetivo da parceria, segundo o Ministério da Saúde, é reduzir a dependência do Brasil em importações feitas pelo SUS. Para isso, é necessário estimular iniciativas dentro das universidades que possibilitam a criação de produtos e serviços de assistência à população.
A ministra da saúde manifestou ainda, durante o discurso no evento, a intenção de apoiar pesquisas científicas que se alinhem às necessidades do sistema público de saúde do Brasil, inclusive com projetos que estimulem a vacinação.
“A ideia é promover exatamente essa articulação entre ciência, tecnologia e inovação, a autonomia do país em relação a vacinas, a fármacos, a equipamentos e a inovação produzida nas universidades, no caso das três universidades que afirmaram o acordo, mas é também orientar todo esforço de pesquisa, e inovação a necessidade do Sistema Único de Saúde. Então eu diria que assim uma via de mão dupla, um encontro essas perspectivas”, disse Nísia Trindade.
Fonte: G1