Nativa do Brasil, assim como o abacaxi e o maracujá, a goiaba é uma fruta amada por muitos. Por ser uma planta tropical, ela se adapta a qualquer condição de solo e clima. E, apesar da safra normal ocorrer de janeiro a abril, com maior concentração em fevereiro, ela pode ser produzida o ano todo.
Afinal, o que há de tão poderoso nessa fruta queridinha dos profissionais de saúde? Por que investir, agora, no consumo do ingrediente mais do que nunca?
A seguir, a nutricionista e colunista do Metrópoles Thaiz Brito te dá 12 motivos para incluir o alimento na rotina alimentar:
1 – Fruta rica em nutrientes
Segundo a especialista, a goiaba é fonte de diversos nutrientes essenciais à saúde, como vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro. Além disso, ela também contém boa quantidade de fibras.
2 – Aliada na saciedade, na imunidade, na saúde óssea e no ritmo intestinal regulado
Diante de tantas propriedades presentes no alimento, é importante destacar que ele colabora com a saúde óssea e com a imunidade, e ajuda a promover saciedade e a manter o ritmo intestinal em dia.
3 – Ajuda a controlar a pressão arterial
Thaiz acrescenta que a goiaba, por ser rica em potássio, auxilia no controle da pressão arterial. Considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial sistêmica (HAS), mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
4 – Não prende o intestino
De acordo com a nutricionista, já circulou no senso comum que a goiaba pode lentificar o intestino, o que não é verdade, já que apresenta boa quantidade de fibras, principalmente na casca.
“Só é preciso estar atento à boa hidratação. Consumir fibras sem ingerir boa quantidade de água pode, sim, trazer prejuízos ao intestino”, alerta.
5 – Mais vitamina C que a laranja
Como dito anteriormente, a fruta tem alta concentração de vitamina C. “Para se ter uma ideia, em uma goiaba obtemos três vezes mais vitamina C do que necessitamos diariamente. A quantidade dessa vitamina no alimento chega a ser superior à quantidade presente na laranja”, conta ela.
6 – Melhora a pele e previne câncer
O licopeno é outra substância encontrada no ingrediente. Considerado um poderoso antioxidante dentre os carotenoides, ele colabora com a saúde da pele e, ainda, previne câncer.
7 – Poucas calorias
Uma unidade de goiaba contém de 80 a 100 calorias, o que, conforme e especialista pontua, é de valor baixo. “Entretanto, nenhum exagero é interessante ao organismo, mas por ser baixa em calorias, é viável consumir mais de uma unidade por dia”, compartilha ela.
8 – Diferentes formas de consumo
Na opinião da nutricionista, a fruta é um alimento versátil. Além de crua, ela pode ser consumida como suco, smoothie, geleias ou até sorbet, um tipo de sorvete contendo apenas fruta, sem adição de leite.
9 – Melhora o colesterol, a saúde cardíaca e os níveis de açúcar no sangue
Devido à presença de fibras, a goiaba ajuda a regular os níveis do colesterol e ainda melhora a saúde cardíaca, como também auxilia no bom funcionamento intestinal, como exposto anteriormente. “O tipo de fibra predominante é a pectina, que ajuda a regular os níveis do açúcar sanguíneo”, diz a profissional.
10 – Sua folhas são poderosas para o organismo
Não apenas o fruto em si, mas a folha da goiaba também é muito promissora na medicina popular. “Ela pode ser utilizada para preparo de chás, auxiliando na digestão, prevenindo contra diarreias e dores estomacais”, afirma Thaiz. “Além desses benefícios, ela também contribui para reduzir os níveis do açúcar sanguíneo”, complementa.
11 – Os bichinhos de goiaba não apresentam riscos à saúde
O alimento é muito famoso pela presença de minhoquinhas. Mas Thaiz Brito confirma que esses bichinhos não apresentam riscos à saúde — e ainda podem ser um sinal de que a goiaba é limpa, isenta de agrotóxicos pesticidas, senão não estariam ali. “Para evitar a presença de bichinho, opte pelas frutas com cascas firmes e maduras, sem irregularidades ou buraquinhos”, dá a dica.
12 – Contribui com a absorção de ferro
Em razão do alto teor de vitamina C, pode-se concluir que o ingrediente colabora com a absorção de ferro pelo organismo. “Sabemos que o ferro é melhor absorvido na presença dessa vitamina e, por isso,
ela se torna uma fonte de alta biodisponibilidade do mineral também”, explica a especialista.
Fonte: Metrópoles