Feira oferece serviços de saúde gratuitos para o público LGBT+ em Ondina

Através do Campo Temático de Saúde da População LGBT, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou da 1º Feira LGBTrans+, promovida pela organização “Tamo Juntes” nesta terça-feira (27), na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro de Ondina, em Salvador.

Dentre os serviços de saúde que foram disponibilizados pela SMS no evento estão orientações sobre os métodos de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de oferta de materiais educativos, preservativos, lubrificantes, ducha higiênica descartável e autoteste para o HIV.

Outro serviço disponibilizado durante a feira foi a confecção do Cartão do SUS com o nome social, direito garantido pela Carta dos Direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Lei Municipal nº 7859/2010. O nome social também deve ser incluído nos prontuários e nos demais formulários utilizados pelos serviços de saúde.

De acordo com Erik Abade, técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT+ da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, a participação da SMS em eventos com esse perfil amplia diretamente o acesso aos serviços municipais.

“A população LGBT+, assim como qualquer outro grupo, possui a necessidade de cuidar da saúde. Dentro disso, ampliamos o acesso e reforçamos a importância das práticas preventivas, principalmente no que tange a doenças que podem ser transmitidas através dos atos sexuais, bem como os métodos de prevenção combinada ao HIV como a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), ambas disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde de Salvador”, explicou.

Atualmente a PEP está disponível em dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) da rede municipal, que são equipamentos de saúde qualificados no apoio de pessoas vivendo com HIV/ AIDS disponibilizados à população. São eles o SAE Marymar Novaes, localizado no Dendezeiros, e o Semae Liberdade – ambos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.

Já a PrEP está disponível em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital baiana. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vale dos Barris e Dr. Hélio Machado, em Itapuã, atendem pacientes de todas as idades. As UPAs Valéria e Adroaldo Albergaria, no bairro de Periperi, e o Pronto Atendimento Dr. Alfredo Bureau, no Imbuí, possui serviço disponível para pacientes maiores de 12 anos.

 

Fonte: Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *