Fazer alongamento antes de correr é mesmo necessário? Expert responde

A corrida está entre as modalidades mais democráticas, ou seja, pode ser realizada em vários espaços e não depende de um custo financeiro expressivo. Essa característica torna a modalidade comum em diversos lugares. Porém, a prática é cercada de mitos. A pergunta a seguir, por exemplo, é muito comum: alongamento precisa ser feito antes de correr?

Alongamento é essencial antes do “play”

“Realizar o alongamento antes e após o exercício físico. Vai trazer só benefícios para o nosso corpo e um alívio para as nossas dores. É de extrema relevância. A falta de alongamento pode levar a várias lesões, principalmente nas nossas articulações e também nos nossos ligamentos”, respondeu a professora do curso de Educação Física do UniCEUB Hetty Lobo.

Não importa se você está empolgado para se exercitar, isto é, dedique um tempo para isso. Esse “sacrifício” vale a pena e o seu corpo só terá que te agradecer. Hetty citou na sequência os outros benefícios do alongamento.

“O alongamento é essencial para as nossas atividades diárias. Muitas vezes as pessoas confundem e pensam que não é necessário fazer o alongamento. O alongamento vai nos trazer o benefício junto com a flexibilidade, que deve ser trabalhada ao longo das nossas vidas. Porque nós vamos perdendo essa flexibilidade com o passar dos anos. Perdendo essa flexibilidade, pode sim nos levar a essas lesões”, enfatizou a docente.

Como fazer alongamento intenso?

É necessário manter um alinhamento correto para evitar compensações mecânicas, exemplo: joelho valgo. A vantagem é que essa posição consegue alongar vários grupos musculares, tanto na perna, que está elevada, quanto na hora que repousa no chão. Veja na sequências as três dicas para não errar:

Dica 1

Tenta mover o joelho para a frente o máximo possível, passe a ponta dos pés e sem elevar o calcanhar do suporte

Dica 2

É possível ver o alinhamento correto do joelho à frente. Evite direcionar para dentro (valgo) – ao fazer a flexão de quadril e joelho, o joelho deve estar virado para fora. Dessa forma ,a articulação se move em um grau correto.

Dica 3

A perna apoiada no chão precisa estar orientada para a frente e sem girar para fora. Esse modo permite-nos aproveitar o alongamento dos gêmeos.

 

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *