Explante mamário ganha força no Brasil e conquista famosas

Os cirurgiões plásticos Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan esclarecem porque a retirada das próteses tem conquistado mais adeptos e quais são os cuidados do pós-operatório

Uma tendência que tem ganhado força no país é a realização do explante mamário. Cada vez mais esse procedimento tem caído no gosto das brasileiras e conquistado até famosas como Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann e Fiorella Mattheis. Os motivos, segundo os cirurgiões plásticos e sócios da Clínica Sanjuan, Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, são variados:

“A retirada das próteses pode ser uma decisão da paciente, muitas das vezes motivada pela harmonização do corpo através de seios menores, assim como pela busca de uma silhueta mais natural, questões estéticas ou indicação médica”, explica Victor Sanjuan, que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Para quem deseja realizar o explante, as boas notícias são: na maioria dos casos, não será necessário ganhar novas cicatrizes; a cirurgia costuma ser tranquila e relativamente rápida.  Isso é o que explica Paulo, que é Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica. De acordo com ele, “o explante de silicone pode ser feito através das cicatrizes em que o implante foi inserido”. Paulo também esclarece que, após a cirurgia, ocorre a possibilidade de realizar a lipoenxertia (transferência de gordura) para devolver volume para as mamas e tratar a flacidez. Este procedimento pode ser feito de forma imediata na mesma cirurgia.

“Há pacientes que acreditam que a retirada das próteses vai resultar em prejuízos para o corpo; no entanto, a realidade é outra. Existem várias técnicas de explantes, que são escolhidas com base no caso particular do paciente, levando em consideração características anatômicas, para garantir a melhor reconstrução das mamas”, destaca Victor.

Contudo, para que o procedimento tenha o melhor desfecho, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro, de acordo com Paulo, é a escolha do profissional. “É importante que o paciente busque um bom médico com expertise no assunto. Isso garante resultados positivos do procedimento e o seu bem-estar”, esclarece.

Cuidados pós-operatórios?

Além do cuidado na escolha do médico, é necessário também cautela no pós-operatório. Paulo e Victor recomendam que o paciente cumpra o repouso recomendado, evite se expor ao sol e use um sutiã cirúrgico. Além disso, instruem a não carregar peso durante o período recomendado e que durma de barriga para cima em prol de não machucar a cicatriz e otimizar a integração da enxertia de gordura (quando houver).

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *