Em uma cerimônia marcada por emoção, 134 profissionais graduados na área da saúde, ciências sociais, humanidades e áreas afins receberam na tarde da última sexta (14), o título de Sanitarista, pela Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/SUPERH/SESAB). A solenidade de encerramento e certificação da 4ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) ocorreu no auditório Lúcia Alencar/SESAB, na presença de autoridades, corpo técnico e docente do curso, bem como de trabalhadores da ESPBA.
A Especialização em Saúde Pública é uma oferta permanente da ESPBA e nesta 4ª etapa alcançou maior abrangência, com significativa ampliação do número de vagas ofertadas para os profissionais e trabalhadores de saúde, de 07 (sete) Núcleos Regionais de Saúde (NRS) do Estado da Bahia: Centro Leste, Centro Norte, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Oeste e Sudoeste, além da oferta de turmas para trabalhadores da Rede SESAB lotados em Salvador e da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), totalizando 12 turmas simultâneas mediadas com a combinação de recursos pedagógicos e aparatos tecnológicos.
No auditório, os participantes foram recepcionados pelo Grupo Vocal Pentágono, sob regência do Maestro Carlos Veiga Filho e coordenação de Valcy Perez. A cerimônia foi oficialmente aberta pela Coordenadora do Curso, Iolanda Nogueira que apresentou dados sobre a Especialização, traçando o perfil dos egressos e o desenho operacional do curso.
Em presença virtual, a Coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva, Rosa Maria Pinheiro, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), fez um resgate institucional sobre o CESP na Bahia, iniciado no Estado, pela ESPBA/SUPERH, em 2017, em ação coordenada pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA).
Fizeram parte ainda da mesa, o Subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, representando a Secretaria da Saúde, Roberta Santana, a Assessora técnica da Superintendência de Recursos Humanos, Jamile Lima, representando, a Superintendente da pasta, Janaína Peralta, a Coordenadora de Planejamento e Regionalização, Claudia Moura, representando a Diretora da ESPBA, Marília Fontoura e Luzia Delgado representando o Diretor Geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Ricardo Mendonça.
Ao longo dos últimos 07 anos e com a nova turma, a Escola de Saúde Pública da Bahia chega à marca de 336 sanitaristas qualificados no Estado da Bahia, atuando no campo da Saúde Coletiva, de forma crítica e reflexiva, considerando a complexidade da saúde e os princípios do SUS.
Fonte: Sesab