De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas no mundo sofrem ou já sofreram com algum tipo de dor nas costas. E o que tem chamado mais atenção ultimamente é a quantidade de pessoas jovens que se queixam da condição. Recentemente, a coach Maíra Cardi, de 39 anos, revelou que teve que recorrer ao uso da cadeira de rodas em razão de fortes dores na coluna, que a impedem de se locomover.
Diferentemente do que está no imaginário popular, as doenças da coluna não são exclusivas dos idosos. As discopatias, que são as doenças decorrentes do disco, como a que afeta Maíra Cardi, podem acometer pacientes jovens, mas são mais comuns após os 40 anos.
Contudo, o desgaste precoce do disco pode acontecer em virtude do estilo de vida contemporâneo, em que a pessoa passa muito tempo com o corpo parado ou na posição sentada, além de ficar no computador por longos períodos. Outro fator que contribui para esse problema é a realização de atividades físicas de forma intensa.
O tratamento pode ser feito através de técnicas como acupuntura e fisioterapia, mas a depender da gravidade pode se optar pela cirurgia. As intervenções vão ajudar a fortalecer a coluna lombar, o que pode levar à estabilização da coluna e evitar uma degeneração e sobrecarga precoce dessas estruturas lombares. Se não tratada, a dor se torna incapacitante.
Fonte: Bahia Notícias