Dor nas costas: conheça 6 hábitos comuns que prejudicam a coluna

Muita gente sente dor nas costas depois de um longo dia de trabalho, mas a justificativa para esta sensação pode estar em hábitos que adotamos em nosso cotidiano e nem sabemos que são prejudiciais à coluna vertebral.

“Todos têm consciência de que faz mal à saúde da coluna manter uma má postura sentado, mas existem outros hábitos que muitos acreditam ser inofensivos, mas que podem ser ainda mais perigosos”, afirma o ortopedista Luiz Felipe Carvalho, especialista em saúde regenerativa da coluna.

Da cervical à lombar, a região das costas é fundamental para a mobilidade humana. Mantê-la forte e saudável é essencial para uma vida tranquila, especialmente com o envelhecimento. Por isso, o ortopedista aponta seis hábitos que são prejudiciais à saúde da coluna e causam dor nas costas. Confira:

1. Dormir na rede

Embora seja relaxante, dormir na rede pode levar à uma sobrecarga de peso na coluna e consequente dor nas costas. “Dormir na rede está longe de ser proibido, mas é algo que deve ser praticado com muita moderação, especialmente para pessoas que têm condições anteriores na coluna”, explica Carvalho.

2. Mau uso do celular

“Passar longos períodos curvado sobre o celular ou tablet pode resultar em má postura e sobrecarga na coluna cervical, em especial para crianças e adolescentes”, explica o ortopedista. O conselho do especialista é manter a tela do dispositivo ao nível dos olhos e fazer pausas frequentes para alongar o pescoço e as costas.

3. Cruzar as pernas

Manter as pernas cruzadas é tão natural para a maioria das pessoas que é algo que se faz sem perceber logo ao sentar. O hábito, porém, pode afetar o alinhamento da coluna se for repetido em excesso e causar dor nas costas.

“Pode haver uma tensão e um desequilíbrio muscular. Por isso, se deve evitar essa posição e manter os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado que permita elevar as pernas e manter a postura correta”, ensina.

4. Dirigir por longos períodos

Permanecer sentado em uma posição estática, como a cadeira de um escritório, pode causar dor nas costas. Pior ainda quando a trepidação do motor de um automóvel coloca ainda mais pressão na coluna.

“Isso pode exercer uma pressão excessiva sobre os discos que estão entre as vertebras e causar dores nas costas”, diz Carvalho. A solução, segundo o ortopedista, está em fazer pausas regulares durante viagens longas de carro e investir em exercícios de alongamento focados nas costas.

5. Uso excessivo de salto alto

“O uso frequente de sapatos de salto alto pode alterar a curvatura natural da coluna, colocando pressão adicional sobre as articulações e os discos”, explica o ortopedista.

Ele recomenda o uso de sapatos mais confortáveis e com saltos mais baixos para reduzir o impacto na coluna, que costuma aparecer especialmente com o uso ao longo dos anos.

6. Bolsas e mochilas pesadas

“Carregar bolsas ou mochilas pesadas em um ombro só pode causar tensão nos músculos das costas. Opte por distribuir o peso igualmente entre os dois ombros ou utilize mochilas com alças largas e acolchoadas para melhor suporte”, ensina Carvalho.

Para o ortopedista, o cenário ideal para evitar a dor nas costas é escolher uma bolsa que possa ser transportada com rodinhas, eliminando todo o peso.

 

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *