Dor na coluna: caso de Maíra Cardi é cada vez mais comum entre os jovens

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas no mundo sofrem ou já sofreram com algum tipo de dor nas costas. E o que tem chamado mais atenção ultimamente é a quantidade de pessoas jovens que se queixam da condição. Recentemente, a coach Maíra Cardi, 39 anos, revelou que teve que recorrer ao uso da cadeira de rodas em razão de fortes dores na coluna, que a impedem de se locomover.

“Diferentemente do que está no imaginário popular, as doenças da coluna não são exclusivas dos idosos. As discopatias, que são as doenças decorrentes do disco, como a que afeta Maíra Cardi, podem acometer pacientes jovens, mas são mais comuns após os 40 anos”, explica o ortopedista especialista em coluna, Dr. Djalma Amorim Jr..

O médico ainda ressalta que o estilo de vida moderno, muito tempo com o corpo parado ou na posição sentada, além de ficar no computador por longos períodos ou até mesmo atividades físicas de forma intensa podem contribuir para esse desgaste precoce dos discos.

O tratamento pode ser feito através de técnicas como acupuntura e fisioterapia, mas dependendo da gravidade pode se optar pela cirurgia: “O fortalecimento da coluna lombar pode levar à estabilização da coluna e evitar uma degeneração e sobrecarga precoce dessas estruturas lombares. Se não tratada, a dor se torna incapacitante”.

É importante procurar um profissional no qual você confie para sanar as suas dúvidas e aconselhar o mais adequado para o seu caso. O ortopedista Djalma Amorim Jr. é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *