Dezembro Laranja: Banhos quentes e uso de esponjas afetam camada de proteção da pele? Especialista explica

Com a chegada do verão e o aumento da exposição ao sol, o Dezembro Laranja reforça a conscientização sobre a importância de cuidar da pele, prevenindo o câncer que atinge essa área do corpo humano e garantindo sua hidratação e proteção.

Entre as práticas cotidianas que podem prejudicar a saúde da pele estão os banhos quentes e o uso frequente de esponjas, alerta a dermatologista Mariane Sotero, da Fundação José Silveira.

Ela destacou que esses hábitos podem comprometer o manto hidrolipídico, uma camada natural que protege a pele.

Então, banho quente realmente propicia a desidratação da pele e o uso de esponja em excesso também. Isso vai acontecer porque esse manto hidrolipídico é uma proteção. Então, quando a gente se expõe a banhos muito quentes, a gente deixa a pele mais desprotegida”, explicou em entrevista ao BNews.

A solução pode estar em presente em pequenas mudanças de hábitos no dia a dia: “Devemos optar por banhos mornos a frios, está certo? E, para quem quer manter e garantir a hidratação da pele, pode, por exemplo, utilizar no lugar dos sabonetes convencionais, óleos de limpeza que não retiram esse manto hidrolipídico. Deixa a pele mais hidratada e menos propensa à coceira e ao aparecimento de lesões”, orientou a especialista.

Nesse sentido, é importante destacar que a hidratação da pele não se limite apenas à aplicação de produtos tópicos. Beber água regularmente e adotar uma alimentação equilibrada também são aliados essenciais.

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *