Creasi recebe visita da presidente da Associação Nacional de Gerontologia

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) recebeu essa semana a assistente social e gerontóloga, Graça Senna, recém eleita presidente da Associação Nacional de Gerontologia (ANG) – seção Bahia, uma organização de natureza técnico-científica, fundada em 1985, sem fins lucrativos, que atua em defesa dos direitos das pessoas idosas.

A visita ao CREASI teve como objetivo apresentar as metas da ANG Bahia em sua atual gestão. A nova presidente também é diretora da Faculdade da Maturidade e membro da equipe técnica da Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar Franciscano Santa Isabel; possui 38 anos de experiência no estudo e trabalho com o envelhecimento, sendo referência na promoção à longevidade saudável.

“A associação tem como missão defender a efetiva concretização da Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e demais legislações complementares, em âmbito Federal, Estadual e Municipal. O meu papel como presidente da ANG Bahia é fortalecer a associação, agregando novos parceiros e convocando as pessoas idosas, que são as protagonistas das ações que promovemos”, declarou Graça.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas para um momento de mobilização para profissionais da saúde, para o planejamento de ações articuladas entre o CREASI e a ANG Bahia. Para a presidente, a política pública da pessoa idosa do Brasil é a melhor do mundo, mas é preciso efetivá-la na íntegra. “São várias as políticas de proteção e cuidado à pessoa idosa, é importante abordá-las em todos os âmbitos, inclusive para os idosos, a fim de que conheçam e lutem para ter seus direitos concedidos”, salientou.

O CREASI, como uma unidade de Referência da rede SUS, que presta atendimento especializado na atenção geriátrica e gerontológica, tem entre suas funções a difusão de temas relacionados à área. “Tecer uma rede de cuidados à pessoa idosa, que fortaleça os nossos valores e princípios, é uma meta”, firmou a diretora Helena Patáro, gerontóloga, terapeuta ocupacional, mestra em Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

 

 

Fonte: Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *