Cortes de Trump provocam suspensão nos serviços de saúde em 70% dos países

Depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou as “suspensões e reduções repentinas” no financiamento da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de que 70% dos países já relatam interrupções nos serviços.

De acordo com a OMS, pelo menos um terço dos serviços de saúde estão sendo interrompidos de forma generalizada como resultado principalmente dos cortes feitos nos programas de ajuda humanitária.

Reprodução
ASSALTO!Motorista tem celular roubado por dois homens em avenida importante de Salvador; assista

Meta / Divulgação
Dono do FacebookMark Zuckerberg depõe em caso antitruste dos EUA contra Meta; entenda

Em nota, a organização pontou que “a natureza e a escala das interrupções nos serviços são comparáveis às observadas durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, em alguns contextos”. Além disso, a OMS classificou impacto como ‘comparável ao observado durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19’.

Os impactos mais frequentemente relatados são na preparação e resposta a emergências de saúde (70%); na vigilância em saúde pública (66%); na prestação de serviços (58%); na ajuda humanitária (56%) e na força de trabalho em saúde e cuidados (54%).

As áreas que mais sofreram com a medida de Trump foram a ações de detecção e resposta a surtos, para malária, HIV, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), planejamento familiar e serviços de saúde materno-infantil.

Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, esses resultados traçam um panorama preocupante sobre o impacto dos cortes abruptos e não planejados na ajuda sobre a saúde de milhões de pessoas e demandam uma “ação urgente” e uma “resposta internacional”.

 

 

Fonte: Bahia News

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *