Conselho Estadual de Saúde cobra conclusão de julgamento do Piso da Enfermagem

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) voltou a se manifestar nesta quinta-feira (29) sobre o pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem e reforçou a necessidade do Supremo Tribunal Federal (STF) concluir o julgamento da constitucionalidade do piso da enfermagem e efetivar os pagamentos com celeridade.

 

“O Supremo Tribunal Federal precisa finalizar imediatamente o julgamento dessa pauta e garantir os direitos desses trabalhadores para que a população não conviva com a sombra das tão necessárias greves e estratégias de luta da garantia dos direitos”, afirmou o presidente do órgão consultivo de saúde, Marcos Sampaio.

 

Conforme ressaltou o CES-BA Enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. São 2.726.744 profissionais, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

 

“Além da ação do STF, os municípios e o estado precisam estabelecer o quanto antes, as estratégias e apresentar as reais condições para a sua implementação, uma vez que este é um  direito dos profissionais da enfermagem e forma de reconhecimento da importância desta profissão, garantindo também o direito à assistência à saúde da população”, pontuou.

 

Fonte: Bahia Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *