Congresso Nacional de Oftalmologia: médico de Feira de Santana fará palestra sobre tratamento contra catarata

O evento, que este ano será realizado em Brasília, é conhecido como um dos mais importantes no calendário de oftalmologia.

A 68ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro. O evento, que este ano será realizado em Brasília, é conhecido como um dos mais importantes no calendário de oftalmologia. Palestras, workshops, discussões sobre casos clínicos e apresentações de inovações tecnológicas fazem parte da programação.

O médico Amilton Sampaio, considerado um dos oftalmologistas mais respeitados do Brasil, irá representar os profissionais de Feira de Santana no congresso. Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico destacou a importância do encontro.

“É um grande prazer estar participando deste evento. O Congresso Brasileiro de Oftalmologia, hoje, é o maior congresso de oftalmologia da América Latina, e estaremos lá discutindo as novidades em relação a, principalmente, cirurgia de catarata”, disse o médico.

Inovação

Um ponto alto do congresso é a apresentação de novas tecnologias e tendências que prometem otimizar o trabalho dos oftalmologistas. Os avanços podem estar representados em novos componentes clínicos, equipamentos para realização de exames ou em novas técnicas de diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os olhos.

Os avanços no ramo das lentes intraoculares, dispositivo utilizado na cirurgia de catarata, doença caracterizada por uma espécie de ‘neblina’ no cristalino natural dentro do olho, será o tema em uma das palestras do congresso que será ministrada pelo oftalmologista Amilton.

Catarata_ visão_ olhos_ pref_de_tres_barras_sc-divulgacao
Foto: Prefeitura de Três Barras/ Santa Catarina

Catarata

Segundo dados apresentados em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a catarata atinge, em média, 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ser uma doença comum, a catarata pode causar cegueira. O oftalmologista adiantou o que pretende abordar durante a palestra sobre a doença.

“Estarei falando sobre os avanços, as novas tecnologias em lentes intraoculares. A cirurgia de catarata consiste na troca do cristalino por uma lente intraocular nova e transparente. E hoje temos avanços nessas lentes, principalmente em relação à redução ou correção do grau para reduzir a necessidade de óculos e à prevenção da cegueira. Cerca de 80% dos casos de cegueira são preveníveis, se diagnosticados e tratados a tempo. Eu espero contribuir com os colegas oftalmologistas das diversas partes do Brasil e do mundo”, declarou ao Acorda Cidade.

SUS

Segundo o médico, Feira de Santana tem uma vasta rede de atendimento na área oftalmológica, o que representa algo positivo no tratamento e prevenção de doenças que afetem os olhos. Para ele, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenhar um papel importante, sempre tem pontos que podem ser melhorados.

“Nós temos hoje um gargalo para quem precisa desse atendimento. Infelizmente não temos todas as subespecialidades da oftalmologia que podem ser atendidas pelo SUS. Temos algumas especialidades, nós conseguimos fazer em Feira de Santana alguns tratamentos pelo SUS, não são todos”, disse o médico.

Alerta

O médico finalizou fazendo um alerta. “É preciso trazer para a população a importância do médico oftalmologista na prevenção, no diagnóstico e tratamento das doenças oculares. Aquele momento em que você faz a consulta do óculos é um momento em que você tem a oportunidade de diagnosticar e prevenir as doenças. A gente chama atenção para o cuidado com o uso de óculos sem prescrição médica. A prescrição médica é fundamental porque vai trazer para o paciente a oportunidade de prevenir e tratar as suas doenças”.

 

 

 

Fonte: Acorda Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *