Como cuidar da sua pele com a queda das temperaturas?

Cuidados vão muito além da hidratação e há dicas especiais da Árago Dermocosméticos de acordo com cada região do Brasil.

Foto: Divulgação

 

Quando o clima começa a esfriar, é comum notarmos mudanças na pele. Ela tende a ficar mais ressecada, com aspecto áspero, e perde um pouco do viço natural. Isso acontece por conta da redução da umidade do ar e da transpiração, o que leva à diminuição da hidratação natural da pele. Por isso, os cuidados diários não devem ser deixados de lado, sempre com o uso de produtos específicos, aliados, é claro, com hábitos saudáveis, como beber bastante água.

De acordo com Elaine Veríssimo, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Árago Dermocosméticos – empresa referência no ramo -, com as temperaturas mais baixas, a pele fica mais sensível e propensa a lesões e irritação. Por isso, diferente do que é feito no verão, quando o ideal é utilizar produtos mais fluidos, como séruns e géis, o tempo frio pede o oposto. “Nesse período o ideal é investir em dermocosméticos que tenham uma textura mais espessa e rica em ativos, como cremes, loções e óleos. Aposte em uma base como gel creme  que possui em sua composição ativos hidratantes e, em sua base, a concentração ideal de óleo”, sugere.

1 – Cada região do Brasil tem uma dica especial

Região Sul: é o lugar que atinge as temperaturas mais baixas durante o inverno. O vento frio característico na região (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) faz diminuir a oleosidade natural da pele, deixando a pele ressecada. Por isso, a hidratação deve ser um dos principais cuidados com a pele do rosto, com produtos com FPS e vitamina C – evitando o envelhecimento da pele. Uma das dicas da especialista é investir no uso de um BB CREAM, como o HIDRACOLORS FPS.

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo possuem duas características bem comuns: regiões mais urbanas, com dias mais frios no inverno e muita poluição; além de regiões litorâneas. Em ambos os casos, a proteção solar e a ação antioxidante devem ser priorizadas nos cuidados com a pele do rosto. Neste caso, o BB Cream em formato de stick, como o BB Stick da Linha Hidracolors é um dos produtos mais indicados pois além de ser uma maquiagem com proteção solar, ácido hialurônico e ação hidratante, é muito fácil de passar e repassar durante o dia.

Região Centro-Oeste: os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal possuem um clima seco durante o inverno, o que deixa a pele bastante ressecada. Por isso, a dica nessa região é optar por um produto como o Protetor Solar Gel-creme FPS 30 Oil free 100g que, além de hidratar a pele, oferece ação antioxidante e protetora do DNA celular, prevenindo o fotoenvelhecimento.

Região Nordeste: no Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, a pele das pessoas tende a ser mais oleosa pois nesta região não costuma haver quedas bruscas na temperatura, mas as chuvas tendem a aumentar neste período.  Por isso, hidratantes são indicados apenas em formato gel e a proteção solar devem ser ainda mais frequente. Neste caso, a especialista indica o uso de produtos como o Protetor Solar Clareador FPS45 50g, que possui ação hidratante e nutritiva com toque seco e sedoso.

Região Norte: o calor e a umidade fazem com que a pele das pessoas seja mais oleosa nesta região, mas isso não significa que não precisa de hidratação. Os nortistas podem optar por protetores solares oil-free e devem cuidar especialmente da limpeza da pele para evitar o aparecimento de acnes. Na hora de passar a maquiagem, o indicado é um BB Cream em formato de pó, como o BB Powder Hidracolors FPS 50, pois é ótimo para peles oleosas. Além disso, possui ação antiage, antioxidante e efeito matte.

Hidratação e ácido hialurônico

Todos os tipos de pele precisam de hidratação em qualquer estação do ano. “Quando há desidratação, a pele perde sua função de barreira e o corpo fica mais suscetível às agressões do clima, como o frio e a poluição, às ações de germes e bactérias e passam a desenvolver um maior número de alergias”, explica Elaine. Por isso, é importante utilizar, no dia a dia,  produtos que reforcem a barreira de proteção de dentro para fora, protegendo contra o ressecamento. O queridinho para essa função é o ácido hialurônico, pois mantém a pele firme e hidratada.

Trata-se de uma molécula de açúcar já presente em nosso organismo, que tem como principal função reter a umidade. Ou seja, “atrai” as  moléculas de água e as armazena, aumentando a disponibilidade de água no local, o que mantém a área hidratada. “Por ser uma molécula leve, o ativo traz vários benefícios como preenchimento natural da pele, já que as moléculas entram nos “espaços” da pele; diminuição das linhas de expressão; suavização das olheiras”, entre outros benefícios. Um dos produtos para incorporar no dia a dia é o serúm, como o HyaluÁrago Sérum Facial Volumizador 12X 30Ml, que tem a “tecnologia 12x”. O Sérum Facial foi desenvolvido com 8 moléculas de ácido hialurônico combinados com 4 tipos de ômegas, que promovem  uma  trama  de sustentação pró-colágeno na pele e pescoço. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive mistas e oleosas.

O protetor solar pode tirar manchas e combater o envelhecimento

Item essencial para os cuidados diários da pele, o protetor solar também deve ser usado nos dias frios, e mesmo que você não saia de casa. Segundo a especialista, antes de escolher o melhor produto, é importante saber qual o tipo de pele. O protetor solar errado pode deixar a pele mais oleosa ou mais ressecada. Existem produtos que, além de proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB, fazem um tratamento completo, como é o caso da linha de Tecnologia Suíça, desenvolvida pela Árago, que protege, clareia, previne manchas e combate o envelhecimento.

Um dos indicados pela especialista é o Protetor Solar Clareador FPS45 50g, que possui ação hidratante e nutritiva com toque seco e sedoso, além de oferecer alta proteção para pele muito sensível à queimadura solar.

 Beba muita água e evite  banhos quentes

Por mais que seja tentador tomar banho quente, deve-se dar preferência à água morna, para evitar danos à pele. O uso de esponjas e buchas muito ásperas também podem deixar a pele mais áspera.

Além disso, tomar pelo menos dois litros d’água por dia é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação da pele, evitando a descamação. Como o aumento da umidade do ar, a pele fica mais seca e sensível, por isso, é importante repor essa hidratação com líquido e produtos para a pele.

Sobre a empresa: A Árago Dermocosméticos é uma empresa 100% brasileira, que desenvolve soluções em estética, saúde e beleza. Atua com a linha facial e corporal, além de nutracêuticos, proporcionando tratamentos ricos com ativos nobres e formulações de alta tecnologia. Com 15 anos de mercado, o diferencial da Árago são os produtos e tratamentos inovadores desenvolvidos especialmente para peles brasileiras.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *