Campanha vai distribuir mais de um milhão de preservativos no período junino

Com o movimento de baianos e turistas para curtir os festejos juninos na capital e principalmente no interior do Estado, este ano a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) traz para o São João o incentivo a prevenção com a campanha “Fique Sabendo”. A campanha deve distribuir mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos e tem como foco os testes rápidos para detecção das ISTs como o HIV, a sífilis e hepatites do tipo B e C.As ações tem um investimento de R$ 3 milhões pelo Governo do Estado.

Após a alta adesão durante o Carnaval de 2023, a campanha tem expectativas de repetir o sucesso nas festas juninas. De acordo com a Sesab, entre os dias 22 de junho e 2 de julho, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e haverá postos de testagem rápida em municípios como Salvador, Amargosa, Irecê, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Ibicuí e em outros grandes pontos de circulação. Além de panfletos com informações sobre a prevenção e orientação. A ação também pretende alertar baianos e turistas sobre a importância do sexo seguro e da prevenção das IST.

Segundo a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ação teve grande adesão popular durante o Carnaval e que nas festas juninas não deve ser diferente. “A população tem atendido nosso chamado para cuidar da saúde usando camisinha e fazendo testagem para detecção de ISTs. Nosso principal objetivo é quebrar o ciclo das ISTs como sífilis, HIV e hepatites”, pontuou a secretária. Roberta ainda salienta que o preservativo é o meio mais eficaz do controle de ISTs entre a população sexualmente ativa. E que segundo o Ministério da Saúde, o HIV tem crescido entre os jovens brasileiros, sendo a maioria dos casos entre 20 a 34 anos.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão reforça que os resultados dos testes saem em cerca de 20 minutos e são entregues de forma individual. “Positivo ou negativo, esse resultado é entregue por um profissional treinado que realiza toda a orientação necessária sobre um possível tratamento ou estratégias de prevenção para se manter livre de ISTs”.

Apesar de implementada há alguns anos, a campanha Fique Sabendo precisou ser intensificada após a pandemia da Covid-19. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado mostram que, nos últimos anos, a Bahia registrou um aumento no número de casos de sífilis e de hepatites B e C. Índices que fizeram o estado acender o alerta para o crescimento das infecções no território baiano.

Em nota, a Sesab informou que no Carnaval, foram mais de 12mil testes realizados em cinco dias. 29 pessoas foram identificadas com resultado positivo para HIV, 212 para sífilis, sete confirmações de hepatite C e cinco para hepatite B. Todos os casos positivos receberam encaminhamento para tratamento adequado na rede pública de saúde.

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com o HIV. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, somente em 2022 houve o registro de mais de 16,7 mil casos da infecção.

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *