Uma série de atividades serão realizadas durante todo este mês pelo Hospital Aristides Maltez quando acontece o sétimo ano do Campanha Julho Verde que visa a conscientização para prevenção sobre os tumores de cabeça e pescoço. O tema escolhido para 2023 é “Câncer? Não perca a cabeça!”, que pretende alertar a população sobre a importância de identificação a doença precocemente.
A campanha foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) justamente com objetivo de alertar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço, que atingem: pele, boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide, glândulas salivares e seios paranasais.
O médico Lucas Gomes Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do HAM explicou que o objetivo principal “é ampliar o número de diagnósticos precoces, evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição”.
O especialista disse também que este tipo da doença é a sexta maior causa de morte por câncer no país. “É um tipo de câncer com alta prevalência, principalmente em países com baixo nível socioeconômico e precisamos alertar a população sobre os riscos e como fazer a prevenção”.
Entre as atividades que vão acontecer este mês o grande destaque é para o mutirão que haverá no Hospital Aristides Maltez no dias 29 para atender pacientes com algum caso suspeito. Haverá ainda palestra no Clube dos Diretores Lojistas, panfletagem no Shopping Piedade, detate no Centro de Estudos, mesa redonda no próprio HAM e apresentação do Coral dos laringectomizados no auditório do hospital.