Barista representará a Bahia em Campeonato Brasileiro de Latte Art

Latte art é um método de preparação de café derramando microespuma em uma dose de café expresso e resultando em um padrão ou desenho na superfície do café com leite.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O barista, Uanderson Bastos Barbosa, foi classificado para a segunda etapa do 4º Campeonato Brasileiro de Latte Art com Deleite Naveia. Especialista em café, ele foi escolhido entre os 32 selecionados da primeira etapa, sendo o primeiro representante da Bahia a participar.

Ele contou que o trabalho do sommelier é a especialização no mundo gastronômico, que cuida, separadamente, da harmonização de alimentos e bebidas e que, a prática também atende a parte dos destilados, como água, azeite e café.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Anderson explica como funciona a arte de realizar desenhos sobre o café e como foi participar da seleção. “A competição de latte arte é uma técnica avançada do barista, ele desenvolve os desenhos dentro de um xícara usando um leite específico. Nessa competição foi feita uma peneira no Brasil todo, eu fiz minha inscrição e foram selecionados 32. Hoje a gente foi selecionado entre esses 32. Represento a Bahia. Agora na segunda etapa, eu vou mandar 3 trabalhos de desenhos e a votação será online pelo insta da empresa patrocinadora”, explicou.

Foto: Arquivo Pessoal

Após a segunda etapa, onde serão enviados três desenhos para a equipe técnica avaliar, restarão somente 4 finalistas que irão disputar o título em uma avaliação presencial. “São 3 fases, a primeira já passou, agora a segunda que é mata-mata, vou mandar 3 desenhos e passando de fase, vai para a final. Eu estou tendo suporte de um barista renomado no mundo, Emerson, ele é dono de uma cafeteria no Rio de Janeiro e dá consultoria no Brasil todo. Hoje estou desenvolvendo 3 desenhos com uma complexidade maior. Então são desenhos que estou fazend

Contando com apoio da cafeteria onde trabalha, de amigos, colegas e familiares, Anderson agradece pelo incentivo, fala sobre a premiação e o reconhecimento dos trabalhadores da área. “O prêmio eles deixam como surpresa, mas um desses prêmios é levar para o Mundial de Latte arte, esse ano vai ter na Grécia. A ideia também é fazer com que o nosso Nordeste seja visto. Que temos profissionais capacitados e prontos para competições fora do mundo”, diz o sommelier.

“Saber corretamente a torra do café, uma extração correta, uma máquina calibrada, a gente extrair um café no tempo certo. Ainda mais o café da Chapada Diamantina, de Piatã, cafés maravilhosos”, explica o barista trazendo boas dicas para se preparar um bom café no capricho.

Para finalizar ele convoca as pessoas para votarem na sua arte nos próximos dias através do Instagram @NAVEIA e finaliza trazendo sua expectativa para essas próximas etapas do concurso. “Estou animado, motivado, muito feliz por estar entre os 32. Já venci uma barreira. Eu já venho trabalhando há muitos anos, mas o que me motivou foi minha família, minha esposa e as outras pessoas que eu admiro no mercado de trabalho. Eu venho me preparando há muito tempo. Esse ano é o momento de ganhar experiência na competição, se for campeão, consequência, mas aí a gente só tem que aprender”, finalizou.

 

Fonte: Acorda Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *