Abacate: Pode esse superalimento causar ganho de peso? Especialista explica

Apesar do alto em outros países, a fruta começou a se popularizar a pouco tempo no cardápio dos brasileiros  

Versátil e nutritivo, o abacate tem conquistado cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. Essa fruta pode ser incluída em diversas refeições, segundo Lorena Balerio, licenciada em Nutrição. Em entrevista ao jornal O Globo, ela afirmou que, no café da manhã, pode substituir a manteiga e o creme de leite, seja em pedaços, amassado, acompanhado de ovo, sozinho ou com queijo, tornando-se um grande aliado em receitas veganas e vegetarianas.

Ainda de acordo com a especialista, o abacate também é excelente no almoço e no jantar, destacando-se em acompanhamentos e pratos principais, como molhos, pastas e saladas, tornando-se um ingrediente indispensável em diversas preparações.

Embora seja amplamente utilizado em outros países, o abacate começou a se popularizar no Brasil há pouco tempo. Com o aumento de seu consumo, especialmente em dietas, alguns mitos surgiram.

Um desses mitos, segundo a nutricionista, é que o alto teor de gordura do abacate poderia levar ao ganho de peso. No entanto, é importante destacar que não é um único alimento que causa ganho ou perda de peso, mas sim o consumo calórico total em relação às necessidades do corpo.

Ela explica que o abacate contém gorduras saudáveis, semelhantes às do azeite de oliva, com ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a proteger o sistema cardiovascular. Além disso, a fibra presente na fruta contribui para uma dieta mais saudável e ajuda a controlar o apetite.

Outro mito, ainda de acordo com a nutricionista, é que o abacate não pode ser armazenado na geladeira. Na verdade, se for utilizar a fruta em breve, pode deixá-la fora da geladeira. Para um período mais longo, o ideal é congelá-la. Para isso, descasque e corte o abacate ao meio, remova o caroço e congele.

Fonte: Bahia News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *