11ª Conferência Estadual de Saúde terá homenagem póstuma à enfermeira Simone Leite

Durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que será realizada de 5 a 7 do próximo mês de junho, na Arena Fonte Nova, será feita uma homenagem em memória da enfermeira Simone Leite, com um espaço que levará seu nome. O ambiente irá favorecer o acesso a práticas populares e integrativas de cuidado à saúde a todos os participantes da conferência, de forma acolhedora e organizada. De acordo com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde – PNEPS, práticas populares de cuidado, têm possibilitado a construção de processos de cuidado dialogados, participativos e humanizados.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a 11ª Conferência Estadual de Saúde é uma realização do Conselho Estadual de Saúde, juntamente com Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e também resultado da construção coletiva, envolvendo o Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselhos Municipais de Saúde.

As Conferências de Saúde são consideradas espaços democráticos de construção da política de saúde, oportunidade para que a população se manifeste e decida rumos da saúde nos municípios e no Estado. Segundo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio, as conferências de saúde têm como objetivo reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS. “O SUS precisa ser público, universal, integral, visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado”.

A HOMENAGEADA

A enfermeira Simone Leite dedicou sua carreira a luta pela saúde social. Formada em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz),
na universidade participou de vários projetos de pesquisa e extensão e foi responsável pela aproximação da comunidade com a Universidade, através das práticas integrativas e populares. Esteve à frente de projetos de extensão na Proex/UFS com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), na “Sala de Cuidados” do Campus de Lagarto, e na Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lappis/UFS). A enfermeira, que faleceu aos 64 anos, recentemente havia organizado um livro, registrando a integração das ações em Pics com a UFS.

Fonte: Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *